Reparei os meus estores automáticos elétricos!
Como vos tinha dito, dois dos meus estores automáticos lá em casa estavam com problemas. Um deles não subia porque (descobri mais tarde) tinha um motor avariado e o outro por aselhice…
Vamos começar pelo estore avariado por aselhice!
O estore da minha sala não estava avariado…na realidade o que estava avariado era o interruptor do estore.
Daqui sai a logo minha 1ª super dica:
DICA 1 SOBRE REPARAÇÃO DE ESTORES: Não faça como eu...antes de se pôr a inventar, verifique primeiro se o problema é mesmo no estore elétrico ou se é problema de um comando. Talvez o interruptor não esteja a funcionar (estou a ficar com uma leve sensação de déjà vu...)ou então o comando remoto não tem...sei lá...pilhas?!?
Bem, agora que passou o mau tempo e já me humilhei que chegue, vamos passar ao outro!
Há pois é! O estore da cozinha estava mesmo avariado!!!
Problema: estore não se mexe.
Diagnóstico: motor elétrico do estore está avariado.
Solução: reparar o motor elétrico do estore.
O que nos leva ao tópico:
Como reparar um motor de estore que avariou, pifou, partiu, ardeu, arrebentou, esfumou…
O motor que lá tinha instalado era da SOMFY modelo Sonesse 50WT. Procurei online e encontrei uma lojinha simpática em Loures que vende motores de estores da SOMFY (também vendem Becker e outros) e encomendei um. Passados 3 dias, já tinha o motor em casa e…let the games begin!
Chegamos ao ponto em que vos "amando" com mais três dicas:
DICA 2 SOBRE REPARAÇÃO DE ESTORES: faça bem as contas para perceber se é mais rentável comprar um motor novo ou outras peças para reparar o seu estore, ou se o melhor será comprar um estore novo. Ficava surpreso se soubesse a quantidade de vezes em que a diferença entre reparar e comprar é tão curta que nem justifica o esforço!
DICA 3 SOBRE REPARAÇÃO DE ESTORES: se avançar mesmo para a reparação do estore, não se esqueça de encontrar ou fazer o download do manual do fabricante. Na maioria das vezes, encontra lá dicas fantásticas para resolver boa parte dos problemas que surjem.
DICA 3 SOBRE REPARAÇÃO DE ESTORES: se possível, compre sempre a mesma marca de motor de estore que estava originalmente instalada. Assim e entre outras coisas, vai evitar problemas com potências e voltagens de diferentes motores. No meu caso comprar motor da somfy foi uma excelente escolha!
A instalação do motor em si não é nada complicada. Primeiro, reuna perto de si as seguintes ferramentas:
- X-Acto;
- Marcador;
- Fita-métrica;
- Alicates (de corte e de pontas);
- Aparafusador elétrica (eu uso uma aparafusadora rasca mais estou a pensar fazer um upgrade
);
- Se não tiver aparafusadora elétrica, use uma chave de fendas e uma chave philips ou de parafusos;
Depois…bem, não me apetece escrever porque estou cansado de montar o motor do estore.
E como já ouvi dizer que uma imagem vale por 1000 palavras e um vídeo vale por muitas imagens - depende dos FPS - veja lá este video que explica bem como fazer isto (o motor instalado não é o modelo Sonesse 50WT mas é bastante similar!)
Gostou? Ótimo!
Não gostou?!? Queixe-se aqui a este user que é o dono do vídeo!
PS - tanta coisa só para não colocar aqui o disclaimer
Finalmente e como estas coisas das remodelações ficam mais giras porque podemos usar ferramentas fixes, deixo aqui uma dica sobre ferramentas:
DICA GERAL SOBRE FERRAMENTAS APARAFUSADORAS ELÉTRICAS: Não sei se são como eu, mas quando passo pela zona das power tools fico maluco. Agora ando a salivart por uma aparafusadora elétrica de qualidade… Inicialmente pensei na deWalt mas depois de pesquisar um pouco, encontrei a STANLEY FATMAX. A marca deWalt pertence à empresa Stanley Black & Decker. Por um motivo qualquer que desconheço, a STANLEY é mais barata em vários produtos, mantendo à mesma a qualidade intocável que caracteriza a deWalt. Tenho andado a namorar este produto Aparafusadora Stanley Impacto de 10,8v com 109n que pode ser encontrada a 199€ na Leroy Merlin (tenho desconto e isto vai para os 179€). O que acham?
Pronto! Foi assim o meu fim-de-semana passado. Espero que tenham gostado!
PS - Já agora, deixo aqui outros problemas comuns nos estores e soluções práticas e fáceis para os reparar:
Substituição de ripas / tiras danificadas de estore
O problema com as ripas em plástico/pvc é que elas estragam-se facilmente quando é aplicada bastante pressão nelas. Caso tenha estores manuais, basta puxar demasiado forte a correia do estore, para que as ripas batam com força no batente do estore e possam partir.
Para substituir, é só remover do clip de fixação a ripa que partiu e substituir por uma nova ripa. Cuidado apenas para não partir os clips (por vezes também são em plástico e se usar uma chave em metal para retirar a ripa, pode partir facilmente).
Já agora, se partir o clip, toca a substituir também: puxe para cima desde a cabeça do carril para remover o clip e simplesmente encaixe o novo clip/grampo no lugar da mesma maneira como estão colocados os outros grampos.
Substituir a corrente/corda no carril de fixação do estore
Se o estore não inclina correctamente ou nem se move é porque a corrente ou corda está partida ou pelo menos danificada e terá de ser substituida por uma nova.
ATENÇÃO: reparar a corda/corrente do estore normalmente invalida a garantia.
Se a garantia do seu estore já caducou e até acha que tem jeito para a coisa, pode tentar substituir a cadeia por remover individualmente todas as ripas/tiras do estore. Remova em seguida a corda/corrente mas não se esqueça e tome nota de como é que ela está fixa no carril. Compre uma nova corda e instale-a imitando a forma como a anterior estava montada. Fixe novamente as ripas dentro dos clipes e de acordo com o alinhamento anterior.