Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Instalei uma cerca de madeira no meu jardim (com cadeado)!

Porquê instalar agora uma cerca de madeira no meu jardim, perguntam vocês?!

 

Eu explico:

 

Até há pouco tempo, tinha uma cerca metálica branca a toda a volta da piscina.

 

Coloquei-a porque precisava de vedar o acesso à piscina, algo muito responsável da minha parte (pausa para aplausos...) porque tenho crianças pequenas e a segurança é tudo!

 

A verdade é que a cerca estava impecável, sem qualquer problema ou desgaste, mas sempre que estava no jardim ficava com aquela sensação que "não batia a bota com a perdigota" i.e. que não se encaixava no estilo do jardim!

 

Gosto de um jardim e terraço bem decorado e com estilo próprio, não uma mistura de coisas sem sentido por muito práticas e eficientes que sejam.

 

Quase tudo, com exceção do deck da piscina que agora é tijoleira, é em madeira. Gosto do aspeto rústico da madeira e acho que combina muito bem com o estilo da própria moradia. 

 

Assim, decidi que tinha mesmo de trocar a cerca de metal por uma nova cerca de madeira, feita em pinho envernizado e tratado. Aqui deixo mais alguns detalhes:

 

 

Projeto Jardim: nova Cerca de madeira!

 

A escolha da madeira para a cerca ter recaído em madeira de pinho foi tudo menos por acaso.

Este tipo de madeira tem boa durabilidade / resistência ao clima e é barata.

A aplicação de verniz (apliquei 3 camadas com 48 horas de diferença entre cada uma) e um preparado para proteção adicional contra bichos e fungos garantem a longevidade e um aspecto elegante, com côr castanho escurecido tipo wengué.

 

cerca de madeira para jardim em pinho tratado

Foi este o estilo de cerca de madeira que instalei. O acabamento é de boa qualidade.

Ripas horizontais bem juntas, com pilares a cada 1,50m.

 

Aproveitamos as sapatas já existentes da cerca metálica e criou-se uma base para segurar as estacas / pilares de madeira. Assim, mesmo que um dos miúdos se pendure na cerca, de certeza que nem abana!

 

Deixo aqui um vídeo de um canal do Youtube que acompanho (Amândio e Fernanda), onde explicam como fazer uma cerca de madeira para jardim. No meu caso, recorri a um amigo que tem uma carpintaria em Lisboa, mas também dá para fazer o próprio.

 

Crédito do vídeo: https://www.youtube.com/@AmandaeFernando

 

 

Manutenção / Tratamento anual da madeira?

 

Pelo título já dá para perceber! Aconselho pelo menos 1 tratamento anual, com Bondex / Pecol ou similar, seguido de uma passagem de verniz. 

 

Se não o fizer, a cor começa a dissipar e ao mesmo tempo pode haver hipótese de a madeira apanhar caruncho ou outra praga similar.

 

envernizar madeira

É importante que reforce o verniz da cerca de madeira todos os anos!

 

Para finalizar, acrescentei um batente com cadeado porque como disse no início, a segurança é tudo!

 

Conclusões:

Estou satisfeito com a nova cerca! Não é que a metálica fosse má, mas dava um estilo tipo "galinheiro" que não combinava com a casa nem comigo!! 

Agora sinto-me mais alinhado com a natureza e gosto verdadeiramente do aspeto rústico que as peças de carpintaria dão.

Resumindo, volta a fazer e estou feliz