Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Dicas de poupança de energia para este inverno

Este ano tem sido marcado não apenas pela guerra de ocorre na Ucrânia, como pelo agravamento dos preços da energia causados por este conflito.

 

As tarifas de energia nunca aumentaram tanto, e a previsão é que a crise energética continue 

 

O inverno que está cada vez mais próximo é uma incerteza, e não há outra solução senão “apertar o cinto” evitando gastos desnecessários, e aplicando medidas que nos permitam poupar nas contas de energia

 

A estação mais fria já está à porta e sendo que exige um grande consumo de energia, é preciso que exista algum controlo.

 

Partilho abaixo, as melhores dicas selecionadas pela Selectra para que possa poupar energia e combater os preços da luz este inverno. 

 

 

  • Vedar as janelas

 

 

Talvez nunca tenha notado, mas tanto nas janelas como na parte inferior das portas existem espaços onde o aquecimento escapa no inverno.

Quando isto acontece, o seu sistema de refrigeração (aquecimento ou ar condicionado) tem que trabalhar mais para manter a temperatura indicada.

Desta forma o seu consumo aumenta. Para este problema, existe uma solução muito económica: a calafetagem, fitas isoladoras de diferentes materiais que protegem contra correntes de ar, bem como ruído.

Outra solução cada vez mais comum é a substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes de classe A+

 

 

  • Usar termostatos inteligentes

 

 

Gostaria de poder escolher a temperatura da sua casa sem ter que estar sempre com muita atenção a isto?

Instale um termostato inteligente em sua casa e programe a climatização para a temperatura que deseja em cada momento,  como por exemplo, antes de chegar em casa ou para que a meio da noite se desligue.

 

 

  • Suba as persianas e abra as cortinas entre as 9h00 e as 15h00

 

 

Se tem diferentes divisões em sua casa onde a luz do sol entra no inverno, aproveite todo esse calor levantando as persianas e abrindo as cortinas durante o dia, mais especificamente das 9h às 15h.

O resto do dia faça o contrário para isolar a sua casa do frio e manter uma boa temperatura.

 

 

  • Mantenha os seus radiadores destapados 

 

 

Em muitas casas é comum usar radiadores no inverno como secadores colocando as roupas molhadas. Quando isto acontece, evitamos que o calor circule, e não se consegue aquecer nossa casa.

 

 

  • Estenda as roupas corretamente para evitar passá-las a ferro depois

 

 

Se passar roupa não é uma das tarefas domésticas que mais gosta e, além disso, quer poupar o máximo possível na conta de luz, é melhor estender as suas roupas corretamente e não usar uma máquina de secar.

Além disso, ao colocar as molas nas roupas, certifique-se de colocá-las junto às costuras para evitar marcas e evitar o uso do ferro de engomar.

 

 

  • Evite deixar aparelhos eletrónicos em standby

 

 

Manter os dispositivos eletrónicos em standby representa 11% do consumo de energia na Europa!!!

Lembre-se de desligá-los quando não estiver a usá-los. Uma boa ideia é colocar um extensões elétricas com um interruptor para desligar vários aparelhos ao mesmo tempo, quando, por exemplo, for dormir ou tiver de sair de casa,

selina project - electronic equipment in standby

 

 

  • Escolha aparelhos com etiqueta energética A

 

 

Se precisar trocar algum dos eletrodomésticos em sua casa, antes de comprar um novo, tenha atenção na etiqueta de eficiência energética, onde aparece uma escala de A a G, com a primeira letra a indicar maior eficiência. 

 

 

  • Escolha a melhor tarifa de energia do mercado

 

 

É importante que antes de aplicar todas estas medidas se certifique que paga menos pelas tarifas de energia. Caso pretenda reduzir os custos do seu contrato de energia, saiba que a Selectra pode, gratuitamente, ajudar a comparar as tarifas de energia e a escolher a melhor proposta do mercado. 

 

Fontes: https://selectra.pt/ e https://tek.sapo.pt