Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Cozinha - como escolher uma pedra de bancada

P: Como se come um elefante?

R: Às postas, um bocadinho de cada vez!

 

Então vamos lá começar a comer o elefante (para quem não gosta de metáforas, quero dizer "vamos lá começar a falar de remodelações"):

 

Um dos locais da casa que mais frequentemente entra em obras de remodelação é a cozinha (o outro é a casa de banho).

 

Porquê, pergunta?

  • Porque é um dos locais mais centrais e utilizados de qualquer habitação;
  • Porque é sujeita a maior desgaste;
  • Porque os próprios gostos e modas em decoração de cozinhas, se alteram com o tempo;

 

Quando entramos numa cozinha, um dos detalhes visuais que mais me impressiona é uma boa bancada de cozinha em pedra. Agrada-me o aspecto limpo e a sensação de perenidade adjacente ao uso deste material. A verdade é que uma pedra de cozinha bem escolhida dá logo outra vida e integra os restantes móveis. 

 

Cozinha com bela bancada em pedra granito preto

 

Coloca-se então a pergunta: 

Como escolher uma pedra de bancada para a cozinha?

Por muito que seja tentador (e mesmo demasiado fácil…) escolher uma bancada de cozinha apenas e só com base no seu gosto pessoal, outros factores influenciam e pesam muito na escolha a fazer para comprar pedra de bancada para a cozinha:

  • A durabilidade do material,
  • A facilidade de manutenção,
  • O custo associado (para a maioria das pessoas este é O factor)

 

As nossas sugestões  são:

 

Procure a melhor combinação para si!
É verdade que acima falamos que não pode escolher uma pedra de bancada apenas com base no gosto pessoal, mas é claro que o seu gosto é muito importante. Além disso, como vai usar a bancada da cozinha, tem de pensar primeiro naquilo que é a escolha mais adequada para si.

  • É um casal sem filhos, quer uma cozinha que combine com uma casa com decoração refinada e elegante? Talvez queira comprar um tampo de cozinha com linhas mais fluídas e minimalistas, talvez uma silestone branca, um mármore preto absoluto...
  • Tem uma família com 3 filhos, habitualmente prepára-lhes o lanche na bancada da cozinha – pão com doce de morango, sumos de laranja, limonada… o nosso concelho é: esqueça o tal tampo de pedra em silestone branca ou em mármore absoluto. Pense antes num tampo de cozinha em granito ou outro material mais fácil de limpar e menos propenso a marcas.

Segue o raciocínio?

Escolhas disponíveis para a sua bancada
Descanse que não se vai aborrecer aqui! Pode ser que tenha fantasiado com um material específico, olha…o silestone branco, mas ao pensar um pouco mais chegou à conclusão que terá de escolher outro material.


A boa notícia é que tem muito por onde escolher e a probabilidade de encontrar outro material de que goste é alta.

 

O granito, para mim a melhor escolha em bancadas, está disponível em Portugal numa imensa paleta de tons, desde o negro absoluta, o branco, esverdeado, rosa, corais e beges, etc etc etc…

O granito está habitualmente disponível em dois acabamentos principais:

  • Granito polido
  • Granito brunido

Eu pessoalmente gosto do granito polido!

O granito quando é polido fica com uma aparência brilhante e muitas vezes escurece a aparência da pedra, enquanto um granito que é brunido é mais macio mas também fica meio fosco.

 

Custos do granito

Os custos do granito também dependem de muitas variáveis, mas as principais e maiores influenciadoras são a cor, o acabamento e particularmente a origem da pedra.

Quanto à qualidade do granito, fiz uma pergunta parva a um vendedor e que agora partilho convosco:

P: Qual é o país do mundo com o melhor granito?
R: Todos!

Pelos vistos, a qualidade do granito não depende do país onde se vai buscar. As qualidades do granito são muito similares de país para país, independente de alguma regiões nalguns países serem mais reputadas que outras.

 

É verdade que também existem outros materiais de pedra natural, como mármore, calcário e pedra-sabão e até bancadas de cozinha em betão que podem ser totalmente projectadas a gosto do cliente. A maioria destas opções são mais suaves do que o granito mas algumas também requerem uma utilização mais delicada e cuidada.

 

O que deve recordar, como já dissemos acima, é que depende de si saber o uso que pretende dar à sua bancada de pedra!


As bancadas de pedra projectadas como a Silestone, vem com muito mais variedades de cor que as pedras naturais e em muitos casos, são um pouco mais duráveis e até mais fáceis de conservar.

Mas atenção que por vezes as pedras projetadas são mais caras e duram o mesmo ou quase que uma bancada de pedra natural e talvez o binómio preço-durabilidade seja pouco compensador.

 

Falando de algo mais incomum, ultimamente começa-se a usar bancadas em betão (cimento armado) que são totalmente personalizadas com pigmentos, logo as cores são infinitas.

 

As bancadas de betão estão disponíveis também em diversos acabamentos possíveis. Lisos, lixados, areados ou afagados, normalmente dão um aspecto mais rústico e forte ao ambiente onde se inserem.


Diferentes acabamentos e rebordos

Os rebordos quadrados são o que está padronizado mas existem diversas outras hipóteses como bordas biseladas, bordas decoradas com dois ou três sulcos e muito mais. As limitações para personalizar uma cozinha são a sua imaginação e carteira!

 

Misture e combine
Não se consegue decidir apenas por um material? Misture e combine superfícies, materiais e cores! Veja abaixo alguns exemplos de combinações possíveis.

 

cozinha com tampos em granito.jpg

cozinha em granito e mármore preto.jpg

tampo de cozinha em granito preto.jpg

tampo de cozinha em granito raiado beje.jpg

tampo de cozinha em quartz preto.jpg

 

 

NOTA: Nunca se esqueça que este tipo de material deve ser visto e sentido ao vivo. Comprar online serve para muita coisa, mas na nossa opinião não se aplica a estes materiais.

 

E pronto, para o (a) colocar a pensar já não está mau!

Noutros artigos abordaremos questões mais específicas sobre pedras naturais e projectadas, granitos, mármores,