Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Como reaproveitar embalagens de plástico (de detergentes por exemplo)

Andamos muito ecológicos e circulares cá por casa!

Uma das coisas que estamos a aprender a reaproveitar são embalagens de plástico grandes como as de detergente (aqui usamos SKIP de 100 doses e as garrafas são grandes!).

 

embalagem de plástico garrafão skip 100 doses

 

Escolhemos esta ideia de projeto familiar porque estes garrafões de plástico são um material versátil que pode ser reaproveitado e reutilizado de várias formas.

 

Claro que seria muito mais interessante e responsável se todas as embalagens fossem já embalagens ecológicas e tal mas ainda não me parece que o mercado esteja para aí virado em Portugal.

 

Aqui estão alguns exemplos dos usos de embalagens de plástico que já vimos:

 

  • Vasos: As embalagens de plástico de detergentes podem ser transformadas em vasos para plantas. Basta lavar e secar bem a embalagem, remover o rótulo e furar alguns orifícios no fundo para o escoamento da água.

 

  • Porta-lápis: As embalagens de plástico de detergentes podem ser transformadas em porta-lápis. Basta cortar a embalagem na altura desejada e decorar com tinta, papel, tecido ou feltro.

 

  • Organizadores: As embalagens de plástico de detergentes podem ser transformadas em organizadores para guardar objetos diversos, como brinquedos, ferramentas ou artigos de higiene pessoal. Basta cortar a embalagem no tamanho desejado e decorar com tinta, papel, tecido ou feltro.

 

  • Decorações: As embalagens de plástico de detergentes podem ser usadas para criar decorações para a casa, como guirlandas, enfeites de Natal ou vasos decorativos. Basta lavar e secar bem a embalagem, remover o rótulo e decorar com tinta, papel, tecido ou feltro.

 

Aqui está um passo a passo para reaproveitarem uma embalagem de plástico de detergente para fazer um vaso:

  1. Lavem e sequem bem a embalagem.
  2. Removam (ou não!) o rótulo da embalagem.
  3. Façam ums furos lá no fundo da embalagem para a água sair.
  4. Decorem a embalagem como quiserem. Com tinta, papel, tecido ou feltro, etc.
  5. Coloquem terra na embalagem e plantem lá uma plantita, de preferência alguma coisa que tenha utilidade tipo um tomateiro ou coentros ou outra coisa que se possa usar num refogado.

 

Aqui estão alguns vídeos do YouTube que mostram como reaproveitar embalagens de plástico de detergentes:

 

Como fazer um vaso com uma embalagem de detergente

 

 

Como fazer um porta-lápis com uma embalagem de detergente

 

 

Como fazer um organizador com uma embalagem de detergente

 

Como fazer artesanato com uma embalagem de plástico (garrafa de água no caso)

 

Com um pouco de criatividade, é possível reaproveitar embalagens de plástico de detergentes de forma útil e sustentável!