Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Chão flutuante laminado - Vantagens e Desvantagens que descobri!

Tenho uma casa onde o chão, com exceção da cozinha, é coberto de chão / piso flutuante laminado tipo carvalho.

Gosto muito do aspecto geral, mas tenho notado em várias áreas da casa, principalmente em zonas de passagem, algumas folgas e num dos casos até mesmo uma junção de esquina que partiu.

Por isso, decidi fazer um artigo sobre as vantagens e desvantagens sobre o chão flutuante laminado. Primeiro as bases: o que é?

 

O que é o chão flutuante laminado?

O chão flutuante laminado é um tipo de piso composto por painéis de madeira laminada que são encaixáveis entre si e que não necessita da aplicação de colas, pregos ou parafusos para se manter no seu lugar. 

Como estes painéis não se fixam diretamente ao piso ou a qualquer estrutura da casa, são "flutuantes" (daí vem o nome ) sobre o chão existente e por norma devem instalar-se sobre uma camada primária de material com propriedades de isolação acústica e térmica.

Desde o seu início sempre foi usado muito em chão, mas a verdade é que se torna cada vez mais comum a sua aplicação em paredes estruturais e também em paredes separatórias feitas com placas de pladur.

 

Principais vantagens que vejo no chão flutuante laminado

Uma das principais vantagens do chão flutuante laminado é que é bastante fácil de se instalar. Só é necessário uma superfície lisa e isolada.

Por isso, é muito usado em pisos de cimento ou outros materiais similares, porque não requer furação ou instação de suporte para ser fixado.

Além disso, existem diferentes designs, cores e materiais em que o chão flutuante pode ser feito o que praticamente permite o seu uso em qualquer tipo de espaço, como halls de passagem, salas, quartos e até casas de banho e cozinhas (mas no caso da cozinha, eu pessoalmente prefiro tijoleira).

Também é muito fácil de fazer a limpeza de chão flutuante, bastando alguns cuidados básicos.

No entanto, nada é perfeito certo?

 

Algumas desvantagens do chão flutuante laminado

O chão flutuante laminado pode ser um pouco mais caro do que outros tipos de pisos, especialmente carpetes e vinílicos.

Geralmente também é mais propenso a riscos e outros danos, especialmente quando não é bem instalado. 

Outro problema podem ser as folgas que se desenvolvem com o tempo, especialmente se o laminado é composto de madeira, porque a humidade do inverno faz expandir a madeira e o verão seca-a, o que causa flutuações nos encaixes e por vezes fica aquela sensação de o chão estar meio "solto"...

Outro ponto a considerar, é que o chão flutuante pode ser mais barulhento do que outros tipos de pisos, especialmente quando não temos o cuidado de instalar primeiro um material de absorção e isolamento acústico.

Pela minha experiência, este ponto é mesmo importante em especial se mora num apartamento, se tem vizinhos por baixo de si e se tem o hábito de andar calçado em casa.

 

Imagens de diferentes padrões, designs e cores de chão flutuante laminado

 

 

Achei este vídeo delicioso como exemplo do que não fazer ao instalar chão flutuante. Tem uns anos mas é topO título do vídeo diz tudo: "trabalho vergonhoso - pavimento flutuante"

 

 

Em resumo:

As principais vantagens do chão flutuante laminado são a sua facilidade de instalação e a sua versatilidade, e as principais desvantagens são o possível custo mais alto e a maior propensão a danos.

 

Avalie com cuidado as suas necessidades e preferencias antes de tomar uma decisão sobre o tipo de piso que vai  escolher para a sua habitação!

 

E no meu caso?

No meu caso, vou começar a trocar o chão flutuante laminado por pavimento cerâmico. A minha casa é bem isolada e tem ar-condicionado por isso, apesar de o pavimento cerâmico ser um pouco mais frio acho que é a melhor opção para mim.

 

Créditos:

https://www.vivadecora.com.br/

https://www.youtube.com/@sempremobras

5 comentários

Comentar post