Chão flutuante laminado - algumas vantagens e desvantagens que descobri com o tempo
Tenho uma casa onde o chão, com exceção da cozinha, é coberto de chão / piso flutuante laminado tipo carvalho.
Gosto muito do aspecto geral, mas tenho notado em várias áreas da casa, principalmente em zonas de passagem, algumas folgas e num dos casos até mesmo uma junção de esquina que partiu.
Por isso, decidi fazer um artigo sobre as vantagens e desvantagens sobre o chão flutuante laminado. Primeiro as bases: o que é?
O que é o chão flutuante laminado?
O chão flutuante laminado é um tipo de piso composto por painéis de madeira laminada que são encaixáveis entre si e que não necessita da aplicação de colas, pregos ou parafusos para se manter no seu lugar.
Como estes painéis não se fixam diretamente ao piso ou a qualquer estrutura da casa, são "flutuantes" (daí vem o nome ) sobre o chão existente e por norma devem instalar-se sobre uma camada primária de material com propriedades de isolação acústica e térmica.
Desde o seu início sempre foi usado muito em chão, mas a verdade é que se torna cada vez mais comum a sua aplicação em paredes estruturais e também em paredes separatórias feitas com placas de pladur.
Principais vantagens que vejo no chão flutuante laminado
Uma das principais vantagens do chão flutuante laminado é que é bastante fácil de se instalar. Só é necessário uma superfície lisa e isolada.
Por isso, é muito usado em pisos de cimento ou outros materiais similares, porque não requer furação ou instação de suporte para ser fixado.
Além disso, existem diferentes designs, cores e materiais em que o chão flutuante pode ser feito o que praticamente permite o seu uso em qualquer tipo de espaço, como halls de passagem, salas, quartos e até casas de banho e cozinhas (mas no caso da cozinha, eu pessoalmente prefiro tijoleira).
No entanto, nada é perfeito certo?
Algumas desvantagens do chão flutuante laminado
O chão flutuante laminada pode ser um pouco mais caro do que outros tipos de pisos, especialmente carpetes e vinílicos.
Geralmente também é mais propenso a riscos e outros danos, especialmente quando não é bem instalado.
Outro problema podem ser as folgas que se desenvolvem com o tempo, especialmente se o laminado é composto de madeira, porque a humidade do inverno faz expandir a madeira e o verão seca-a, o que causa flutuações nos encaixes e por vezes fica aquela sensação de o chão estar meio "solto"...
Outro ponto a considerar, é que o chão flutuante pode ser mais barulhento do que outros tipos de pisos, especialmente quando não temos o cuidado de instalar primeiro um material de absorção e isolamento acústico.
Pela minha experiência, este ponto é mesmo importante em especial se mora num apartamento, se tem vizinhos por baixo de si e se tem o hábito de andar calçado em casa.
Imagens de diferentes padrões, designs e cores de chão flutuante laminado
Achei este vídeo delicioso como exemplo do que não fazer ao instalar chão flutuante. Tem uns anos mas é topO título do vídeo diz tudo: "trabalho vergonhoso - pavimento flutuante"
Em resumo:
As principais vantagens do chão flutuante laminado são a sua facilidade de instalação e a sua versatilidade, e as principais desvantagens são o possível custo mais alto e a maior propensão a danos.
Avalie com cuidado as suas necessidades e preferencias antes de tomar uma decisão sobre o tipo de piso que vai escolher para a sua habitação!
E no meu caso?
No meu caso, vou começar a trocar o chão flutuante laminado por pavimento cerâmico. A minha casa é bem isolada e tem ar-condicionado por isso, apesar de o pavimento cerâmico ser um pouco mais frio acho que é a melhor opção para mim.
Créditos:
https://www.vivadecora.com.br/
https://www.youtube.com/@sempremobras