Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Nem sabia o quão difícil era uma remodelação até remodelar a cozinha e a casa de banho da minha casa. Mais tarde remodelei todo o apartamento! Quero partilhar consigo dicas, como poupar, onde comprar e muito mais.

Bancadas de Cozinha em Betão, Sim ou Não?

Recebemos algumas perguntas relacionadas com bancadas de cozinha em betão por causa de outro artigo que postamos, por isso e porque o betão em cozinhas não é ainda um material muito comum em Portugal, resolvemos pesquisar um pouco, falar com fornecedores, profissionais e clientes e ficar uma ideia mais informada sobre este tipo de material (betão ou concreto) aplicado a cozinhas.

 

Para começar dizemos-lhe já que este tipo material aplicado a bancadas de cozinha é muito pouco comum aqui no nosso país à beira-mar plantado, apesar de já começar a ser muito falado noutros países, particularmente EUA e Brasil.

 

Encontramos alguns arquitectos de interiores mas contando apenas com os que além de saberem do que falávamos, também já tinham feito algo similar, ficamos com manifestamente poucos no final.

 

O que um deles nos disse (e não vamos revelar o nome por questões evidentes) é que este tipo de bancadas de cozinha tem menor rentabilidade comercial que as restantes porque:

- Quem faz a bancada ter de ser realmente perito na cofragem e nos cortes, para que tudo bata muito certinho e não existam reclamações;

- É mais demorada a instalação;

- Os valores atingem patamares ainda fora da nossa realidade;

 

Além disso (esta é uma opinião nossa) nos dias que correm, como é difícil encontrar um pedreiro / construtor civil com estas capacidade técnicas, sempre que alguém pede uma cozinha deste género (geralmente o cliente viu num site, no estrangeiro, na televisão, etc…) eles deevm tentar demover para bancadas mais "normais", apenas com tampos em pedra natural.

 

Bem, este é o disclaimer, vamos agora ao que interessa!

 

A que propósito alguém pensaria em escolhar um pedaço de betão como bancada de cozinha?

 

Perguntamos e encontramos pelo menos três boas razões para escolher uma bancada em betão:

  • Muito resistente e durável, se for convenientemente tratado e selado;
  • Totalmente customizável em cor e aspecto, pode juntar-se à massa o que quizer desde vidro, corantes, pedras, etc…
  • Totalmente customizável na forma, pode fazer na forma que quiser mas deixamos o concelho de usar bastantes linhas rectas porque sai melhor (mais bem feito, harmonioso);

 

Também encontramos três boas razões para não escolher uma bancada em betão:

  • Se for mal selado / tratado, o betão é um material poroso, absorve cheiros, líquidos e é uma festa de bactérias;
  • Dependendo do tratamento que se dá ao betão, pode ficar com um aspecto demasiado lustroso que não é do agrado de todos;
  • Pode tornar-se extremamente caro, principalmente em Portugal, devido ao nível de especialização técnica necessária;

 

bancada de cozinha em betão afagado

 

 

Outros comentários, agora de clientes que usaram ou usam este material nas suas cozinhas:

 

Vivo num estado de amor-ódio permantente! Por um lado o aspecto visual é fantástico, os meus móveis da cozinha são em carvalho, o que combinado com as bancadas em betão afagado ficam o máximo e dão um estilo rústico que adoro!! O dificil é retirar alguas manchas do betão, especialmente manchas ácidas (limão, laranja, vinagre, etc..) ou de óleos como azeite, óleo de cozinha e outros. É necessário esfregar muito para que a mancha possa sair. Obrigada, Maria – Birre, Cascais

 

Tenho uma bancada grande toda em betão polido e não podia estar mais contente. Nunca tive qualquer problema com a manutenção e limpeza. Uso um pano molhado com um líquido anti-bacteriano e já está… sei de um casal amigo que se queixa bastante da dificuldade de limpar a bancada de betão deles, mas de certeza que o problema começou com a cera aplicada que talvez seja de má qualidade ou mesmo mal aplicada, além disso o produto usado na selagem da nossa bancada é fantástisco e simplesmente não tenho nada a reclamar. Se tivesse de voltar a comprar uma nova bancada (acho que dificilmente o voltarei a fazer porque isto dura e dura e dura…), voltaria a comprar uma bancada em betão até porque a diferença para uma boa bancada em pedra não é assim tãoo grande! Alexandra – Aroeira, Charneca da Caparica

 

Gosto! Fui eu que fiz a minha, tenho-a desde 2012 e estou mesmo muito contente. O segredo é não apenas a selagem e a cera utilizada (bem utilizadaJ) mas também e acima de tudo, a mistura que se aplica para fazer o betão.  Não se pode fazer betão para uma cozinha como se fosse o mesmo de uma lage numa obra, a mistura é diferente. Não é de esperar que uma bancada destas seja igual a uma bancada em contraplacado ou MDF. Para evitar problemas, esqueçam lá as curvas demasiado pronunciadas, patamares, tudo o que fica bonito mas é inúteil e pouco prático. O betão gosta de linhas retas e por respeitar isso, tenho uma bancada como gosto. Com carácter e atitude! Atenção que nenhum material no mundo está livre de manutenção e o betão também não está. É óbvio que liquidos ácidos mancham, mas isso resolve-se com uma lixa dura. Basta que todos os anos passem uma lixa de diamante e pronto, passados uns minutos tem uma bancada nova que dura uma vida. Se voltava a fazer o mesmo? Sem dúvida e se quiserem alguém para o fazer em condições, avisem que eu faço! José - Alvalade, Lisboa

 

Bem, depois destes comentários, deixamos que decida pela sua cabeça!

 

Existem muitos acabamentos e materiais para a sua bancada de cozinha e o betão afagado, polido, areado ou outro é uma das muitas opções. Caso seja a sua, deixamos aqui alguns contactos que podem ser úteis para o efeito:

 

PHYDARQUITECTURA

Arquitecto Paulo Henrique Durão 

http://www.phydarquitectura.com/

+351 214 926 648 

 

CIMENTART PORTUGAL

Alejandro Lloret

http://www.cimentart.pt/ 

geral@grupocimentart.com

 

Nota: por questões unicamente de imparcialidade, queremos ressalvar que nenhuma das entidades acima sponsoriza (i.e. paga) seja de que forma for este artigo. Achamos simplesmente que são boas ajudas caso deseje fazer uma bancada de cozinha em betão ou mesmo toda a cozinha em betão. O facto de mencionarmos as empresas acima, por si só não garante que essas empresas o desejem fazer ou que o façam de uma forma superlativamente superior aos outros! É simplesmente a nossa opinião.

 

 

5 comentários

Comentar post